Filosofia política para o fenômeno constitucional
Quais as teorias da filosofia política mais importantes para entender o fenômeno constitucional?
FILOSOFIA POLÍTICA


Para os Professores Daniel Sarmento e Claudio Pereira de Souza Neto, existe um déficit na formação jurídica dos estudantes quanto à formação humanística, "os estudantes se formam nas faculdades de Direito sem dominar os rudimentos mais elementares da filosofia, o que compromete a capacidade do futuro profissional de compreender plenamente algumas das controvérsias constitucionais mais importantes".
Para os mesmos professores, no livro "Direito Constitucional: teoria, história e métodos de trabalho", quando falam sobre Filosofia política e teoria constitucional, dividem a seção nas seguintes partes:
Liberalismo igualitário e Constituição;
Teoria constitucional e comunitarismo: a Constituição e os valores comunitários;
Teoria constitucional e libertarianismo;
O republicanismo na teoria constitucional;
O procedimentalismo na teoria constitucional;
minimalismo judicial;
O constitucionalismo popular e a Constituição como inspiração para a política;
Pragmatismo e teoria constitucional;
Pós-modernidade e teoria constitucional;
Apontam que são "algumas das teorias mais importantes no campo da filosofia política que têm relevo para compreensão do fenômeno constitucional".
Aceitando a orientação dos professores cabe ao estudante perseguir o entendimento dessas teorias para aumentar sua capacidade de entendimento e se proteger de entendimentos equivocados sobre essas teorias.
Nesse sentido que temos que nos valer do manuais jurídicos como norte para onde apontar nossas forças em busca do conhecimento. É sempre um ponto de partida interessante, mas não terão todas as respostas como vejo muitos autores alertarem.
Livros sugeridos
A aquisição da obra a partir do link é uma forma de contribuir para o blog.